Sobre nós

A Obi clothing surgiu em 2015 da necessidade que sentimos como consumidoras de ter acesso a vestuário de qualidade, com bons materiais e acabamentos cuidados, confortável, diferenciador e durável no tempo. (quality over quantity) Somos duas amigas, Alice e Cristina, com vários anos de experiência na industria têxtil.

A intemporalidade das peças que criamos é uma preocupação permanente, especialmente numa época de produção em massa, do “comprar e deitar fora”, em total desrespeito pelo ambiente, pela remuneração justa e valorização do trabalho.


Produzimos de forma consciente, usando restos de produção, aproveitando materiais de qualidade esquecidos em armazéns, cortando manualmente para evitar desperdícios e criamos peças únicas de tamanho único que possam vestir corpos de todos os tamanhos, respeitando assim a individualidade e personalidade de cada um.

Seleccionamos materiais que sejam duráveis, de qualidade e de fácil manutenção, simultaneamente utilitários e bonitos, fáceis de embalar, de transportar e de usar. A maior parte das nossa peças não deve ser lavada na máquina, uma vez que este processo danifica a integridade das fibras. Sugerimos a lavagem manual com sabão natural e baixas temperaturas na passagem a ferro (alguns materiais não necessitam de ser passados a ferro, respeitando assim o seu enrugado natural).

As nossas peças de vestuário e acessórios são desenhadas, desenvolvidas e confeccionadas na nossa região. Desta forma estamos a apoiar os artesãos da nossa comunidade e a valorizar o “saber fazer” e a qualidade da produção nacional. Estamos ainda a contribuir para a redução das emissões de carbono resultante da produção deslocalizada. 

Consideramos que na vida tudo é “circular” e o nosso processo criativo também tem isso em conta, eliminando tudo o que não é necessário em cada etapa, implementando uma utilização e reutilização criativa dos nossos materiais e mantendo uma equipa pequena e coesa, com produção local, valorizando o espírito de equipa e o respeito entre todos e pelo ambiente. 

Apelamos ao consumo consciente porque sentimos cada vez mais que qualquer compra deve ser bem pensada (e não impulsiva) e deve valorizar a qualidade do produto, a sua durabilidade e a felicidade ou bem estar que trará às nossas vidas.